quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A mais alta câmara do mundo foi instalda no Evereste para monitorizar as alterações climáticas


A webcam mais alta do mundo foi instalada nos Himalaias, a mais de 5600 metros de altitude, para transmitir imagens quase em tempo real do Monte Evereste e assim ajudar os cientistas a estudar os efeitos das alterações climáticas.
A câmara, que funciona com energia solar e suporta temperaturas até 30°C negativos, foi instalada a 5675 metros de altitude, na montanha Kala Patthar, de frente para o Evereste. "Passámos meses a planear a instalação e investimos bastante tempo em testes ao sistema", disse Giampietro Kohl, da Ev-K2-CNR, organização italiana que estuda as montanhas e que instalou a câmara, concebida pela empresa alemã Mobotix.
A webcam actualiza as imagens do Evereste a cada cinco minutos, o que permite aos climatólogos acompanhar o movimento das nuvens em volta do pico da montanha.
A câmara, que começou a funcionar em Setembro, usa uma ligação wireless para transmitir as imagens para o laboratório do Ev-K2-CNR, situado a 5050 metros de altitude. As imagens são, então, analisadas por cientistas em Itália, que esperam aprender mais sobre as alterações climáticas e o aquecimento global.
Além disso, qualquer pessoa com acesso à Internet pode ver o que se passa naquela montanha, sem ter de sair de casa.
Ana Ganhão

0 comentários:

Enviar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More