Planeta Terra
A Terra é o terceiro planeta mais próximo do Sol, o mais denso e o quinto maior dos oito planetas do Sistema Solar.
Tecnologia
Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.
This is default featured post 3 title
Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.
This is default featured post 4 title
Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.
This is default featured post 5 title
Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.
quarta-feira, 12 de outubro de 2011
Reino Unido discorda do regresso das medidas agro-ambientais na UE
Uma mutação de imunidade à malária favoreceu a origem dos humanos
A mais alta câmara do mundo foi instalda no Evereste para monitorizar as alterações climáticas
Homepage»Notícias»Notícias»Concurso Cósmico na ... Concurso Cósmico na Estação Espacial Internacional Ana Ganhão (11-10-2011)
Sozinhos ou em grupos que podem ir até três pessoas, os estudantes, de idades entre os 14 e os 18 anos, devem submeter um vídeo no YouTube, com a descrição da experiência que pretendem realizar, em www.youtube.com/spacelab. Um painel de cientistas de prestígio, astronautas e professores, incluindo o conhecido professor Stephen Hawking, os astronautas Frank De Winne, Samantha Cristoforetti e Timothy Peake da ESA, Leland Melvin da NASA, Akihiko Hoshide da JAXA, Chris Hadfield da CSA e o fundador do Cirque du Soleil, Guy Laliberté, irão fazer uma avaliação, tendo em conta as opiniões emitidas pela comunidade do YouTube.
No final, serão anunciados dois vencedores globais, cujas experiências serão enviadas para o espaço e realizadas na Estação Espacial, no Verão de 2012, sendo transmitidas do espaço em directo via YouTube. Além disso, os vencedores globais poderão escolher um de dois prémios: ou uma viagem ao Japão, para assistir ao lançamento da sua experiência a bordo da nave de carga HTV, ou uma viagem à Rússia para um autêntico treino espacial nas instalações em que Yuri Gagarin se tornou cosmonauta.
"Como ex tripulante da ISS, estou particularmente contente pelo facto dos peritos da ESA se juntarem a esta competição mundial de estudantes, apoiando assim a investigação feita na ISS (Estação Espacial Internacional),” diz Thomas Reiter, Director de Voos Tripulados e Operações da ESA. “Acredito que seja essencial envolver os jovens, não só nos desafios de fazer ciência no espaço, mas também na percepção de uma vasta gama de benefícios associados. O ‘YouTube Space Lab’ é uma excelente forma de chegar a futuras gerações de cientistas, na terra e em órbita.
terça-feira, 11 de outubro de 2011
YouTube incentiva jovens a criarem experiências no espaço
Estes cientistas amadores vão ser convidados a propor ideias de experiências que possam ser realizadas no espaço e as que forem consideradas melhores serão posteriormente feitas na Estação Espacial Internacional e transmitidas em streaming no YouTube.
A escolha das melhores ideias vai ficar a cargo de um painel de especialistas que inclui nomes como Stephen Hawking, o astronauta Akihiko Hoshide ou Guy Laliberté, conhecido como um dos primeiros turistas espaciais.
Além da possibilidade de verem a sua experiência realizada no espaço, os vencedores vão ter direito a outros prémios, que incluem um computador portátil, uma viagem a Washington, DC para participarem num voo com gravidade zero e um prémio de dupla escolha: assistirem ao lançamento de um foguetão espacial no Japão ou participar numa formação de cosmonauta na Rússia.
O Big Ben está cada vez mais parecido à Torre de Pisa
A torre do relógio do Big Ben está cada vez mais parecido com a Torre de Pisa, avança o jornal britânico The Mirror.A inclinação está a tornar-se cada vez mais óbvia para aqueles que ali passam, é esta a conclusão de uma sondagem realizada em Londres.
A torre tem vindo a inclinar-se desde há uns anos, devido a movimentações no terreno e às construções dos túneis do metro.
Os engenheiros dizem que a inclinação vai acentuar-se cada vez mais, caso não se faça a manutenção do edifício.
De momento, a inclinação corresponde a 1/16 da Torre de Pisa. No entanto, um estudo concluiu que a torre se tem inclinado mais nos últimos anos, o que causou rachas nas paredes da Câmara dos Comuns.
SOL
Homepage»Natureza e Ambiente»Energia»Energia - Quem não p... Energia - Quem não precisa dela?
Todas as formas de vida consomem e produzem energia, mas as principais fontes de energia não são os seres vivos. Melhor dizendo, a energia, tal como a matéria, não se produz nem se consome, mas sim transforma-se.
O Homem não é excepção e hoje em dia, mais do que nunca, consome (transforma) em quase todas as suas actividades enormes quantidades de energia. Desde a revolução industrial e do grande aumento demográfico que a acompanhou, que as carências energéticas da humanidade têm vindo a aumentar drasticamente. No entanto, o empenho do Homem em transformar formas de energia natural, como o vento ou o movimento das águas de um rio, em trabalho, remonta naturalmente muito mais atrás.
Com efeito as fontes de energia são muito numerosas, podendo ir, desde tudo o que se move, como a água dos rios e do mar ou o vento, passando por todos os combustíveis, fósseis ou vegetais, pela energia gasotérmica (elevadas temperaturas no subsolo), até à energia solar e à energia nuclear. Lamentavelmente, em termos práticos, todas estas hipóteses se revestem de aspectos positivos e negativos.
Roteiro para uma caminhada com os amigos em Carreiras-Portalegre
O que deves levar: Ténis, fato de treino ou calções e t’shirt (dependendo da época do ano), máquina fotográfica e binóculos, guia de aves, lanche, água e um saco para guardares os desperdícios.
Naturalink
Oleoduto Keystone XL prestes a ser aprovado nos EUA
Hoje, os grupos ambientalistas estão reunidos contra as audições finais e eventual aprovação do oleoduto Keystone XL, que deverá transportar petróleo de areias betuminosas do Canadá ao longo de 6 Estados dos EUA.
Hoje, a administração Obama deverá considerar o Oleoduto Keystone XL de interesse nacional e aprovar o transporte de petróleo das areias betumenisas de Alberta, Canadá, ao longo de 6 Estados dos EUA. Os grupos ambientalistas já não acreditam noutro desfecho para uma questão que é já reconhecida como a maior desilusão de Obama, pelo menos em questões ambientais. Para além das preocupações ambientais, o processo tem sido salpicado por escandalos de corrupção e evidências da liderança dos interesses coorporativos na tomada de decisão, com a submissão do poder político e principalmente de Hillary Clinton.
A exploração deste petróleo é responsável pelo triplo das emissões de carbono provocadas pelo petróleo normal. As catástrofes ambientais com este petróleo mais denso, mais abrasivo e mais corrosivo e com esta forma de distribuição, são demasiado pesadas e têm uma frequência exagerada. O primeiro oleoduto deste género com tecnologia de ponta, por exemplo, já provocou 17 derrames, só no primeiro ano. A instalação deste sistema gigantesco tem impactos ambientais sem precedentes e as ameaças chegam directamente ao aquífero de Ogallala, que fornece água potável a 8 Estados.
O projecto é da responsabilidade da TransCanada e, através de contratados, procura hoje fazer frente aos protestos dos ativistas ambientais. Os ativistas consideram que a decisão é apenas uma formalidade e que não são as assinaturas de Obama e Hillary que vão terminar o processo de combate ao projecto.
NaturLink
Stallman congratula-se por fim da influência de Jobs nos PCs
Richard Stallman, ativista do software livre, gosta que tenha terminado a "má influência de Jobs nos computadores pessoais".
Richard Stallman, criador do GNU Project e fundador da Free Software Foundation, deixou uma nota no seu blogue onde comenta a morte de Steve Jobs. Stallman afirma que ninguém merece morrer, mas que é bom ver "o fim da sua má influência na computação pessoal". O maior ativista do software livre termina o texto com a esperança que os sucessores de Jobs na Apple não consigam continuar colocar em prática o seu legado.
Aqui fica a nota na íntegra e a ligação para o site oficial de Stallman.
· 06 October 2011
Steve Jobs, the pioneer of the computer as a jail made cool, designed to sever fools from their freedom, has died.
As Chicago Mayor Harold Washington said of the corrupt former Mayor Daley, "I'm not glad he's dead, but I'm glad he's gone."
Nobody deserves to have to die - not Jobs, not Mr. Bill, not even people guilty of bigger evils than theirs. But we all deserve the end of Jobs' malign influence on people's computing.
Unfortunately, that influence continues despite his absence. We can only hope his successors, as they attempt to carry on his legacy, will be less effective.
EI
Governo prepara nova "Lei da Cópia Privada"
O governo está a preparar uma nova Lei para a cópia privada. Esta Lei deverá ser aprovada e colocada em prática a partir de Março de 2012.
Basicamente, e segundo se sabe até à data, a nova legislação deverá introduzir uma taxa aplicável ao preço dos suportes de gravação digital. Esta taxa tem como objetivo compensar a cópia legal e privada de conteúdos nestes suportes.
Para além disto, o governo, deverá também introduzir em 2012 novas formas de "combate às várias formas de pirataria" nomeadamente através da Internet. Este diploma será baseado num modelo em vigor no Brasil.
WinTech
Vénus também tem uma camada de ozono
De acordo com modelos computacionais, o ozono de Vénus é formado quando a luz do sol quebra as moléculas de dióxido de carbono (CO2). Esta reação liberta átomos de oxigénio que formam o ozono (O3).
“A deteção da camada de ozono diz-nos muito sobre a circulação e química da atmosfera de Vénus” refere Håkan Svedhem, cientista que trabalha na missão Venus Express. “Além disso, é mais uma evidência da semelhança entre os planetas rochosos e mostra a importância de estudar Vénus para os compreender.”
“Também pode oferecer uma comparação útil para pesquisar vida noutros mundos. Até agora o ozono só tinha sido detetado nas atmosferas da Terra e de Marte. Na Terra é fundamental para a vida porque absorve os raios ultravioleta do sol. Por outro lado, pensa-se que tenha sido gerado pela própria vida.”
A acumulação de oxigénio e consequentemente de ozono na atmosfera terrestre teve inicío há cerca de 2.4 mil milhões de anos atrás. Apesar de não se compreender totalmente a origem, pensa-se que microrganismos que excretassem oxigénio podem ter desempenhado um papel importante.
Alguns astrobiologistas sugerem que a presença simultânea de dióxido de carbono, oxigénio e ozono na atmosfera pode ser usada para dizer se há vida num planeta. A quantidade de ozono presente também é crucial. A concentração de ozono num planeta deve ser pelo menos 20% da concentração de ozono na Terra para que a vida possa ser considerada como uma causa possível da presença de ozono. Os resultados mostram que no caso de Vénus, os valores estão bastante abaixo deste limite.
“Podemos usar estas novas observações para testar e aperfeiçoar cenários para a deteção de vida noutros mundos”, refere Montmessin.
Estes resultados foram apresentados na reunião conjunta do Congresso Europeu de Ciência Planetária e da Divisão das Ciências Planetárias da Sociedade Astronómica Americana.
NaturLink







