Planeta Terra

A Terra é o terceiro planeta mais próximo do Sol, o mais denso e o quinto maior dos oito planetas do Sistema Solar.

Tecnologia

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011



A Samsung juntou-se à ESPN e forneceu smartphones para a gravação de uma série de vídeos sobre Parkour, que decorrem em vários locais do globo. O segundo episódio desta série foi agora lançado.
(ESPN/Samsung)
(ESPN/Samsung)
Samsung e a Nokia são algumas das fabricantes de telemóveis que recentemente decidiram promover os seus dispositivos voluntariando-os para a produção de vídeos. Exemplos disto são uma recente e invulgar jogada publicitária da Samsung, assim como a competição Nokia Shorts criada pela fabricante finlandesa, que jáentrou para o Guinness com um filme de animação filmado com smartphones Nokia N8.
A Samsung Mobile juntou-se à estação de televisão desportiva ESPN para criar a série de vídeos Project Teamwork, dedicada ao Parkour, e revelou hoje o segundo episódio da série, no qual o Samsung Galaxy SII é utilizado para filmar as peripécias de uma dupla de “traceurs” (nome dado aos praticantes deste desporto).

Movimentomillénium

Vídeo – Uma bola de futebol que dá luz


Quatro estudantes de engenharia de Harvard inventaram uma bola de futebol que acumula eletricidade a cada chuto. Quinze minutos de diversão, horas de eletricidade.
(sOccket)
(sOccket)
“Da discussão nasce a luz”? Essa ideia já era. Se o autor dessa frase vivesse no século XXI diria: “Dos pontapés nasce a luz”. Julia Silverman, Jessica Lin, Hemali Thakkar e Jessica Matthews, quatro raparigas que estudaram engenharia na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, criaram a sOccket, uma bola de futebol que absorve eletricidade e promete revolucionar a vida daqueles que não têm acesso a energia nas suas habitações – cerca de uma em cada cinco pessoas em todo o mundo.
O funcionamento é simples: é só chutar a bola e depois ligá-la a um qualquer pequeno dispositivo elétrico, de lâmpadas LED a ventiladores, purificadores de água, carregadores de telemóvel, etc. Bastam quinze minutos de pontapés para alimentar uma lâmpada durante três horas.
A sOccket é também amiga do ambiente: é feita de 95% de materiais recicláveis e é uma fonte de energia limpa. Pesa pouco mais de meio quilo, é resistente à água e tem uma vida útil estimada de três anos.

Iluminar vidas pelo mundo


O projeto da cadeira de engenharia foi o catalisador para a ideia inovadora. As estudantes, que já tinham visitado África, pretendiam criar algo que alastrasse a energia positiva do futebol e das crianças para as suas vidas e casas. “O nosso objetivo é ajudar o maior número de pessoas possível pelo mundo fora através da distribuição da sOccket”, explicou Jessica Matthews ao Expresso. “Atualmente, está confirmada a distribuição de sOcckets na África do Sul, México, El Salvador, Guadalajara e Haiti”

Cidades

Ambiente em 2011: energia, clima e planos para o futuro

(by Bluedharma on Flcikr)
Em 2011, vários acontecimentos associados ao clima e à energia alteraram as condições ambientais do nosso planeta, cujo futuro passa, sobretudo, por novas estratégias de desenvolvimento sustentável.
(by Bluedharma on Flcikr)
Em termos ambientais, 2011 foi marcado por fenómenos climáticos extremos, tempestades tropicais, derrames de petróleo ao largo da China, Brasil, Nigéria e Nova Zelândia e pelo segundo pior acidente nuclear da História.
O furacão Irene entrou para a lista das 10 maiores catástrofes a afetar a costa dos EUA e o Mar Ártico atingiu os níveis mais baixos de gelo desde que há registo, batendo o recorde de 2007, segundo especialistas da Universidade de Bremen, na Alemanha.
Com temperaturas que ocupam o 11.º lugar na lista das mais quentes registadas pela agência norte-americana NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), 2011 confirma a tendência para o aquecimento global, apesar de La Niña, fenómeno atmosférico que ocorreu este ano, ter contribuído para o arrefecimento natural do planeta.
Mas nem tudo são más notícias. Este foi também o ano da redução do nível de desflorestação no “pulmão do mundo” que é a Amazónia, do nascimento do bebé sete mil milhões, da descoberta de novas espécies e do aumento da proteção em relação às que se encontram ameaçadas, anunciou este mês a organização World Wildlife Found.

No que diz respeito às perspetivas para o futuro, 2011 fica marcado pelo planeamento da conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável em 2012, Rio+20, e pela realização da cimeira sobre o clima em Durban, na qual 195 países assumiram o compromisso de criar um instrumento vinculativo no que respeita à redução das emissões de CO2, que deverá entrar em vigor até 2020.

Tinta solar em desenvolvimento (vídeo)


Um grupo de cientistas está a investigar a possibilidade de usar "tinta solar" como forma de produzir energia.

Segundo o The Verge, investigadores da Universidade de Notre Dame criaram uma substância que se pode apelidar de "tinta solar". Este líquido é composto por pontos quânticos, que juntamente com um material condutor geram eletricidade quando expostos à luz.
As primeiras amostras só atingem uma eficiência de cerca de 1%, enquanto os modernos painéis solares têm cerca de 10% ou mais. Todavia, esta "tinta" é muito barata de produzir, pelo que pode ser espalhada por uma área muito grande sem grandes custos associados.
Neste momento, a equipa do professor Kamat está a trabalhar no aumento da eficiência e estabilidade deste material, de modo a torná-lo viável do ponto de vista comercial.
Exameinformático

Quando dois robôs se conhecem...flirtam


(Vídeo) A The Corpora conseguiu desenvolver os seus robôs Qbo para se reconhecerem a si próprios ao espelho e aos seus semelhantes.

Os robôs Qbo são construídos usando um sintetizador de discurso e um programa de reconhecimento. Quando se apanham em frente a um espelho, os Qbo emitem sinais de luzes pelo nariz para ver se são eles próprios. Caso os sinais do outro robô não coincidam, sabem que estão perante outro ser semelhante e iniciam um estranho jogo de sedução (pré programado).


Stephen Hawking anda à procura de um assistente técnico Ler mais: http://aeiou.exameinformatica.pt/stephen-hawking-anda-a-procura-de-um-assistente-tecnico=f1011565#ixzz1i3aPQqd7


O famoso cientista anda à procura de um assistente que, entre outras coisas, seja capaz de manter e melhorar o seu sistema de comunicação.

Stephen Hawking anda à procura de um assistente técnico

De acordo com a Associated Press, Stephen Hawking procura um assistente que o ajude a desenvolver e manter o sistema eletrónico de fala, que lhe permite comunicar com o mundo. O anúncio informal foi publicado no site do cientista, indicando que o assistente deverá ser letrado em computadores, estar disponível para viajar e ser capaz de reparar dispositivos eletrónicos "sem qualquer manual de instruções ou apoio técnico".
Recorde-se que o cientista há muito que luta contra uma forma de esclerose que o deixou quase totalmente paralisado. Em 1985 perdeu também a voz, devido a uma traqueotomia. Desde então, a voz robótica com que o cientista comunica tornou-se quase tão famosa quanto Hawking.
O computador que está instalado na cadeira de rodas e que acompanha o cientista não serve apenas para sintetizar voz. Pode ligar-se à Internet através das redes telefónicas, e inclui um controlo remoto de infravermelhos que lhe permite ligar luzes, ver televisão e abrir portas em casa e no escritório. É um sistema complexo, feito à medida.
No anúncio publicado , é apresentada uma foto da parte de trás da cadeira de rodas de Hawking, carregada de equipamento eletrónico, juntamente com as palavras "É capaz de manter isto?"
Quem for capaz, pode esperar um salário anual que roda as 25 mil libras (cerca de 30 mil euros).



Exame

0Primeiro servidor do mundo híbrido 2U com Quad CPU e Dual GPU


Asus apresenta o novo servidor ASUS RS924A-E6 no formato 2U de integração fácil e com uma alargada gama de características que o tornam uma excelente escolha para empresas, computação de elevado desempenho para utilizadores de data centres. Primeiro servidor do mundo 2U com suporte para 4 CPU AMD Interlagos e dois GPUs em simultâneo apresenta capacidades de computação e armazenamento massivas. Os utilizadores beneficiam ainda da estabilidade da fonte de alimentação 1+1 1620W 80 PLUS Platinum, juntamente com a interconexão InfiniBand® 40Gbps para transmissão de dados de alta velocidade e conectividade do dispositivo.

Escalabilidade flexível
Antecipando as necessidades de todos os cenários de utilização possíveis, os engenheiros da Asus trabalharam para incluir uma elevada escalabilidade com 4+1 PCI Express 2.0 que operam numa largura de banda optimizada 16x. O RS924A-E6 permite utilizar duas placas gráficas double deck ou até 4 placas gráficas regulares permitindo um elevado e intenso potencial gráfico e de computação. O RS924A-E6 suporta igualmente 4 CPU AMD Interlagos com até 64 núcleos de processamento e slots de 32 DIMM que permitem até 512GB de RAM. Desta forma, responde às necessidades das aplicações profissionais, incluindo virtualização (Platform as a Service, or PaaS), investigação médica, saúde e ERP.
Duradouro e com eficiência energética garantida de 94%
A fonte de alimentação 1+1 1620W 80 PLUS Platinum trabalha em conjunto para assegurar que a energia é fornecida de forma ininterrupta ao RS924A-E6 mesmo nas condições de utilização mais exigentes. Com uma eficiência de 94%, o fornecimento de energia do RS924A-E6 responde a todas as necessidades de energia ao mesmo tempo que reduz o desperdício ao reduzir o fornecimento nas aplicações mais lentas ou com menores necessidades. O layout 1+1 da fonte de energia permite trocas e manutenção no momento e sem necessidade de desligar o servidor.
Interconexão mais rápida do mundo com InfiniBand® 40Gbps para utilização HPC 
Para melhorar o seu valor enquanto componente de data centre, servidor para cloud computing e HPC (computação de elevado desempenho), o RS924A-E6 vem com uma interconexão InfiniBand® super rápida e de baixa latência que funciona a 40Gbps. Ele poderá ainda ser ligado a outros servidores e componentes de velocidades extremas, para aceleração da transmissão de dados e assegurar uma experiência acessível e suave para os clientes.
Capacidade elevada de armazenamento e acessível
O RS924A-E6 oferece aos utilizadores a conveniência das oito baias para discos rígidos de armazenamento, todos desenhados para permitirem manutenção e manuseamento em qualquer momento. Os utilizadores podem remover e reintroduzir qualquer um dos discos rígidos sem necessidade de parar o servidor ou deixa-lo temporariamente indisponível. A capacidade de armazenamento pode chegar aos 16TB.
Especificações:

Sony ameaçada pelo grupo Anonymous



Uma nova ameaça de ataque ao serviço PlayStation Network volta a acontecer e, novamente, o grupo Anonymous que neste último ano se dedicou em particular as empresas de videojogos, são o protagonista principal.

O motivo da ameaça prende-se com o facto de a Sony apoiar o Stop Online Piracy Act (SOPA) que é, basicamente, uma lei que aumenta o poder de forma «abusiva» no que toca à aplicação de leis por parte dos EUA contra os downloads na Internet e assim proteger os direitos de autor, sabe-se lá motivado por quem…
Aproveitando a onda, a ameaça estendeu-se também para Justin Bieber, Lady Gaga entre outras figuras, menos conhecidas, devido a estes terem apoiado a 100% esta decisão.
Na mensagem enviada pelo grupo é possível observar que poderá estar em causa a destruição de uma vez por todas com a rede (Playstation Network), deixando mesmo o aviso de extinção. Até ao momento ninguém da Sony comentou oficialmente o assunto, pelo que se esperam novos desenvolvimentos.

Terra - O planeta azul


Terra - O planeta azulA Terra é o terceiro planeta a contar do Sol e até agora o único onde se sabe haver vida. Possuindo uma atmosfera rica em azoto (79%), oxigénio (21%) e outros gases como vapor de água e dióxido de carbono. É o maior dos planetas interiores, possuindo 12.756 km de diâmetro. Foi neste planeta que crescemos, e há uma grande variedade de seres vivos a habitá-lo: acredita-se até que só conhecemos uma pequena fracção das espécies totais do planeta.
Graças ao facto de estar a cerca de 150 milhões de quilómetros do Sol e ser auxiliado por um campo magnético deflector e possuir uma alta atmosfera rica em ozono que protege dos restantes raios solares ( ultra-violetas e infravermelhos), a Terra é capaz de suster as diferentes formas de vida que hoje conhecemos.
Comparado com os restantes planetas e com o Sol, a Terra é relativamente pequena: Júpiter é o maior de todos os planetas, e no entanto o seu volume é mil vezes superior ao da Terra. E o volume daquele não se compara com o do Sol, que lhe é ainda mil vezes superior…


A Terra possui uma Lua, (quatro vezes menor que o planeta), que órbita a mais ou menos 380. 000 km de distância. Possui uma inclinação de 23, 5º em relação ao plano do eixo axial.
André Oliveira
Voltar

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More