Com Portugal apurado para a próxima fase do Euro 2012, uma nova "estrela" salta à vista no Facebook: a bandeira nacional. Esta é já, dizem os mentores de uma página de apoio à seleção, a bandeira mais partilhada de sempre nesta rede social.
Uma página de apoio à seleção nacional de futebol, fundada em 2009 por dois adeptos de Sintra, tem dado que falar nos últimos tempos ao conseguir a proeza de levar milhares de pessoas a partilhar uma fotografia da bandeira nacional. A história, no entanto, não termina aqui. O que começou como uma ideia criada por "simples adeptos e fãs da seleção, sem ligações à Federação Portuguesa de Futebol ou a qualquer marca", com o objetivo de formar uma "comunidade de apoio e ponto de encontro e discussão" no Facebook, explicam os mentores ao JN, acabou por alcançar uma repercussão maior e a bandeira portuguesa foi o item mais partilhado de sempre em 24 horas, na rede social.
Partindo do pressuposto de que, "ao contrário dos jogadores", a bandeira nunca é "alvo de críticas" ou "perde popularidade com derrotas", Pedro Marques e Nuno Magalhães, administradores da página, decidiram desenvolver um "conceito visual" e delinear "uma pequena estratégia de comunicação" que a envolvesse. "Escolhemos um dia e hora (30 de maio), avançamos com teasers e estabelecemos um objetivo ambicioso, mas concreto: 50 mil partilhas em 24 horas", dizem, um esforço que poderá valer uma entrada no Guinness.
A ideia parece ter surtido efeito e "o objetivo foi atingido em apenas 18 horas". "Em 24 horas tínhamos 83.551 partilhas, recorde mundial que aguarda homologação do Guinness", asseguram os mentores. O pedido já seguiu para as instâncias corretas para que o recorde de "item mais partilhado de sempre no Facebook em 24 horas" seja reconhecido, mas a aventura continua. "Surpreendentemente para nós, as partilhas da bandeira não pararam", acrescentam. Neste momento, já são mais de 170 mil as partilhas que se podem contar no post original da bandeira, que recebeu mais de 22 mil gostos e acumula mais de 4 mil comentários.
"A bandeira de Portugal é um símbolo a que os portugueses dão muito valor", justificam os mentores do projeto, explicando, assim, o êxito da iniciativa.
Desta forma, a bandeira portuguesa conseguiu um feito que nem Lady Gaga alcançou. "Apesar dos 51,5 milhões de fãs que Lady Gaga tem no Facebook, a publicação mais viral da cantora em 2012 teve 'apenas' 11,716 partilhas nesta plataforma", explicam, em comunicado. Esta página de apoio à seleção nacional acumula cerca de 50 mil fãs e os seus administradores prometem mais surpresas a serem lançadas durante o Euro 2012.
0 comentários:
Enviar um comentário