sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Vídeo – Uma bola de futebol que dá luz


Quatro estudantes de engenharia de Harvard inventaram uma bola de futebol que acumula eletricidade a cada chuto. Quinze minutos de diversão, horas de eletricidade.
(sOccket)
(sOccket)
“Da discussão nasce a luz”? Essa ideia já era. Se o autor dessa frase vivesse no século XXI diria: “Dos pontapés nasce a luz”. Julia Silverman, Jessica Lin, Hemali Thakkar e Jessica Matthews, quatro raparigas que estudaram engenharia na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, criaram a sOccket, uma bola de futebol que absorve eletricidade e promete revolucionar a vida daqueles que não têm acesso a energia nas suas habitações – cerca de uma em cada cinco pessoas em todo o mundo.
O funcionamento é simples: é só chutar a bola e depois ligá-la a um qualquer pequeno dispositivo elétrico, de lâmpadas LED a ventiladores, purificadores de água, carregadores de telemóvel, etc. Bastam quinze minutos de pontapés para alimentar uma lâmpada durante três horas.
A sOccket é também amiga do ambiente: é feita de 95% de materiais recicláveis e é uma fonte de energia limpa. Pesa pouco mais de meio quilo, é resistente à água e tem uma vida útil estimada de três anos.

Iluminar vidas pelo mundo


O projeto da cadeira de engenharia foi o catalisador para a ideia inovadora. As estudantes, que já tinham visitado África, pretendiam criar algo que alastrasse a energia positiva do futebol e das crianças para as suas vidas e casas. “O nosso objetivo é ajudar o maior número de pessoas possível pelo mundo fora através da distribuição da sOccket”, explicou Jessica Matthews ao Expresso. “Atualmente, está confirmada a distribuição de sOcckets na África do Sul, México, El Salvador, Guadalajara e Haiti”

Cidades

0 comentários:

Enviar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More