Planeta Terra

A Terra é o terceiro planeta mais próximo do Sol, o mais denso e o quinto maior dos oito planetas do Sistema Solar.

Tecnologia

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Bandeira portuguesa é a mais partilhada do Facebook


Com Portugal apurado para a próxima fase do Euro 2012, uma nova "estrela" salta à vista no Facebook: a bandeira nacional. Esta é já, dizem os mentores de uma página de apoio à seleção, a bandeira mais partilhada de sempre nesta rede social.

Uma página de apoio à seleção nacional de futebol, fundada em 2009 por dois adeptos de Sintra, tem dado que falar nos últimos tempos ao conseguir a proeza de levar milhares de pessoas a partilhar uma fotografia da bandeira nacional. A história, no entanto, não termina aqui. O que começou como uma ideia criada por "simples adeptos e fãs da seleção, sem ligações à Federação Portuguesa de Futebol ou a qualquer marca", com o objetivo de formar uma "comunidade de apoio e ponto de encontro e discussão" no Facebook, explicam os mentores ao JN, acabou por alcançar uma repercussão maior e a bandeira portuguesa foi o item mais partilhado de sempre em 24 horas, na rede social. 

Partindo do pressuposto de que, "ao contrário dos jogadores", a bandeira nunca é "alvo de críticas" ou "perde popularidade com derrotas", Pedro Marques e Nuno Magalhães, administradores da página, decidiram desenvolver um "conceito visual" e delinear "uma pequena estratégia de comunicação" que a envolvesse. "Escolhemos um dia e hora (30 de maio), avançamos com teasers e estabelecemos um objetivo ambicioso, mas concreto: 50 mil partilhas em 24 horas", dizem, um esforço que poderá valer uma entrada no Guinness. 


A ideia parece ter surtido efeito e "o objetivo foi atingido em apenas 18 horas". "Em 24 horas tínhamos 83.551 partilhas, recorde mundial que aguarda homologação do Guinness", asseguram os mentores. O pedido já seguiu para as instâncias corretas para que o recorde de "item mais partilhado de sempre no Facebook em 24 horas" seja reconhecido, mas a aventura continua. "Surpreendentemente para nós, as partilhas da bandeira não pararam", acrescentam. Neste momento, já são mais de 170 mil as partilhas que se podem contar no post original da bandeira, que recebeu mais de 22 mil gostos e acumula mais de 4 mil comentários.  
 
 
"A bandeira de Portugal é um símbolo a que os portugueses dão muito valor", justificam os mentores do projeto, explicando, assim, o êxito da iniciativa. 
 

Desta forma, a bandeira portuguesa conseguiu um feito que nem Lady Gaga alcançou. "Apesar dos 51,5 milhões de fãs que Lady Gaga tem no Facebook, a publicação mais viral da cantora em 2012 teve 'apenas' 11,716 partilhas nesta plataforma", explicam, em comunicado. Esta página de apoio à seleção nacional acumula cerca de 50 mil fãs e os seus administradores prometem mais surpresas a serem lançadas durante o Euro 2012. 

Imagens de satélite ajudam na contagem de pinguins


Um grupo de cientistas conseguiu, pela primeira vez, fazer a contagem do número de pinguins-imperador que vivem na Antártida, a partir do espaço. Através de imagens de alta-resolução transmitidas via satélite, foi possível ver o tamanho aproximado das colónias destas aves.
Os cientistas conseguiram fazer o primeiro censo de pinguins-imperador graças a técnica "pansharpening", que aumenta a resolução das imagens de satélite e permite fazer a distinção entre os pinguins e os elementos do seu "habitat" natural, a Antártida.
Apesar de os animais já terem sido vistos a partir do espaço, a tecnologia existente ainda não tinha permitido fazer a contagem. Agora, de acordo com um estudo levado a cabo pelo Centro Britânico de Investigação da Antártida, é possível que a comunidade tenha o dobro do número de animais anteriormente estipulado.
A equipa de contagem examinou imagens transmitidas pelos satélites privados "Quickbird2", "Worldview2" e "Ikonos", em 2009, que mostraram uma população de pinguins-imperador com cerca de 595 mil indivíduos, quase o dobro do número registado na contagem de 1992, onde foram identificados entre 270 e 350 mil animais."Não acreditei que fossem de facto pinguins, mas quando observei as imagens várias vezes percebi que não poderiam ser outra coisa", recordou a co-autora do projeto, Michelle LaRue.
Os avanços tecnológicos na transmissão de imagens via satélite foram um marco no estudo da evolução da espécie, uma vez que permitiram maior exatidão no registo do número de pinguins-imperador que existem atualmente na Antártida.
As aves, que são quase impossíveis de estudar por viverem em locais gelados e inacessíveis, foram facilmente identificáveis devido às cores da plumagem e à existência de alta-resolução na transmissão das imagens, contou Peter FretWell, líder do projeto.
Para além de ter sido contado o dobro dos animais, também foram registadas sete novas colónias o que significa "boas notícias" para o futuro da espécie que está entre as "espécies menos ameaçadas" da União Internacional para a Conservação da Natureza.
Ainda assim, os cientistas estão preocupados com as colónias do norte da Antártida, onde o gelo marítimo está a derreter devido às temperaturas primaveris, mais quentes do que o habitual.
Apesar de Michelle LaRue, co-autora do projeto, ter garantido que o aquecimento global ainda não é uma ameaça para as colónias, argumentou que "os esforços para a proteção dos pinguins-imperador devem continuar".

JN

IBM Sequoia – O computador mais potente do mundo


O mundo da tecnologia não se resume apenas a pequenos e elegantes dispositivos, a PCs de secretária, a iDevices, Androids e afins. Para manter a infraestutura de toda a Internet é necessário máquinas com um poder computacional quase incomparável, de alta disponibilidade e que dêm garantias de fiabilidade.
Em Outubro de 2009, apresentamos aqui um dos computadores mais rápidos do mundo que tinha o nome de “Tianhe”. Recentemente a IBM apresentou o “Sequoia“ que acabou de alcançar o ranking das máquinas mais potentes do mundo, tendo ultrapassado o super computador japonês “K” que tinha atingido o primeiro lugar em Junho de 2011.
ibm_01

A IBM (International Business Machines) é uma das poucas empresas da área de Tecnologia da Informação (TI) com uma história contínua que remonta ao século XIX. A IBM fabrica e vende Hardware e Software, oferece serviços de infra-estrutura, serviços de hosting e serviços de consultoria nas áreas que vão desde computadores de grande porte até a nanotecnologia. Foi apelidada de “Big Blue” por adotar o azul como sua cor corporativa oficial.
Recentemente a IBM apresentou o seu super computador, o qual baptizou de Sequoia. Segundo consta, esta novo “super maquinão” será usado para construir e testar modelos de armas nucleares, evitando assim testes subterrâneos.
ibm_00
Para se ter ideia da super potencia da máquina, o Sequoia é capaz de fazer 16,32 quatrilhões de cálculos por segundo! Por exemplo, em apenas uma hora o Sequoia é capaz de fazer cálculos que levariam cerca de 320 anos e necessitariam da colaboração de 6,7 mil milhões de pessoas, considerando que estas usavam calculadoras.
Uma breve explicação sobre o Sequoia
Em termos de hardware, o Sequoia tem a nível de processamento 1,6 milhão de núcleos e 1,6 petabyte de RAM, sendo o arrefecimento feito com recurso a água. Em resposta a IBM, a Fujitsu já anunciou que brevemente apresentará um super computador com capacidade de 23,2 petaflops (1 petaflop equivale a 1015 flops ou seja um quatrilhão de operações por segundo ) e que ultrapassará os 16,32 petaflops do IBM.
Plware

Windows Phone Summit – as novidades do Windows Phone 8


Hoje foi apresentada a nova versão do sistema operativo Microsoft para smartphones: Windows Phone 8. É uma versão carregada de novidades que acompanham muito de perto o que a concorrência já oferece e não fica nada atrás no patamar de novidades apresentadas.
Conheça todos os pormenores.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More