terça-feira, 15 de novembro de 2011

Anonymous ameaça lançar um vírus para o Facebook


Sample ImageA BitDefender localizou um exemplar que está de acordo com a descrição feita pelo grupo "hacktivista" sobre como é o seu malware.

Na passada sexta-feira o grupo Anonymous anunciou que teria a atenção de lançar um ataque de malware altamente sofisticado através do Facebook. Nas últimas horas a empresa BitDefender®,  descobriu na rede social um exemplar de malware que se parece muito com o descrito pelo Anonymous no seu comunicado vídeo.


Detectado pelas soluções anti-malware da BitDefender como Backdoor-Bifrose-AAJX, este código malicioso foi localizado inicialmente perto do dia 8 de Julho, uma data que corresponde à mostrada pelo grupo Anonymous num vídeo difundido durante o fim-de-semana e no qual se mostravam os efeitos do malware. No mesmo dia, apareceu no Facebook sob o disfarce de uma fraude que pretende oferecer um "Novo chat vídeo no Facebook com funções de voz". De acordo com a sua descrição - em árabe -, se o utilizador seguir a ligação facultada, será levado até ao download de um arquivo chamado "scam_facebook.zip" que na realidade contém o vírus localizado pela BitDefender.

Uma vez infectado o equipamento, este exemplar de malware faz exactamente o que os "hacktivistas" dizem: injecta-se no processo do Internet Explorer, proporciona ao atacante remoto o acesso sem obstáculos ao sistema comprometido, regista a pulsação do teclado e elimina vários processos relacionados com soluções antimalware. Contudo, não tem a componente de auto-multiplicação que o grupo Anonymous disse que devería ter. O que sim faz é ligar-se a um servidor remoto localizado no Egipto, algo que o grupo Anonymous se "esqueceu" de referir.

"Podería tratar-se do vírus conhecido como "Fawkes Virus" que promoveu o Anonymous?", questiona-se Jocelyn Otero Ovalle, Directora de Marketing da BitDefender para Espanha e Portugal: "Até ao momento, apesar de que esta ameaça se pareça muito ao que o Anonymous descreveu como a sua última arma na batalha, o seu êxito é pouco. Talvez o Anonymous esteja a tentar enganar-nos? Criaram realmente um malware? É sua intenção lançá-lo ou apenas avaliar a capacidade de reacção dos utilizadores perante uma ameaça? Em qualquer caso, estamos perante uma ameaça que está a actuar no Facebook e que os utilizadores deveríam conhecer para se poderem proteger da mesma."

A BitDefender reforça esta informação dizendo que possui uma ferramenta gratuita, a Safego, que ajuda os utilizadores a protegerem-se das ameaças que se distribuem através das redes sociais como o Facebook ou o Twitter. Esta ferramenta pode ser descarregada em http://safego.bitdefender.com/ .
ESCRITO POR JOÃO FERNANDES

0 comentários:

Enviar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More