quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Steve Jobs sai do cargo de CEO da Apple


Aos 56 anos, Steve Jobs deixa o cargo de CEO da Apple, anunciou o próprio num comunicado interno, explicando apenas que já não consegue cumprir as suas funções. Acredita-se que a decisão se deva a um agravamento do seu estado de saúde. O co-fundador da empresa luta contra um cancro no pâncreas há sete anos e fez um transplante hepático em 2009.
«Sempre disse que se chegasse o dia em que não conseguisse cumprir com as minhas funções e expectativas como presidente executivo da Apple, seria o primeiro a informar-vos. Infelizmente, esse dia chegou», pode ler-se no comunicado.
Tim Cook, director-geral da empresa, vai agora assumir o cargo de CEO. Este homem de 50 anos liderou todas as operações da Apple durante vários anos e já era visto como o sucessor natural de Jobs.
Cook chegou mesmo a ter de assumir o cargo durante dois meses em 2004 enquanto Jobs lutava contra o cancro e novamente por cinco meses e meio em 2009 aquando do transplante de fígado. A empresa viveu meses muito prósperos sob a liderança de Cook e tornou-se na mais valiosa dos Estados Unidos.
Apesar de Tim Cook não ser tão mediático como Jobs - que é conhecido pelas suas apresentações populares como as do iPad ou iCloud - os especialistas acreditam que terá capacidade para dar continuidade ao espírito inovador da empresa.
Desde que Jobs regressou à Apple como CEO, em 1997, a empresa viveu um período de ascensão sem precedentes com a tremenda popularidade do iPad e do iPhone.
A carta que Steve Jobs enviou à Apple:
'24 de Agosto de 2011
Carta de Steve Jobs
Aos Directores do Conselho de Administração da Apple e a toda a Comunidade Apple:
Sempre disse que no dia em que não conseguisse cumprir com os meus deveres e responder às expectativas como CEO da Apple, seria o primeiro a dar-vos conhecimento disso. Infelizmente esse dia chegou.
Deste modo, renuncio ao cargo de CEO da Apple. Contudo, gostaria de continuar a servir a Apple como Director do Conselho de Administração e empregado da Apple, se assim aceitarem.
Em relação ao meu sucessor, recomendo fortemente que ponham em marcha o nosso plano de sucessão e indiquem Tim Cook como CEO da Apple. Acredito que os dias mais criativos e brilhantes da Apple ainda estão para vir.
Estou ansioso por ver isso acontecer e para contribuir para novos sucessos, mas desempenhando agora um novo cargo na Apple.
Nesta empresa fiz alguns dos meus melhores amigos de toda a vida e agradeço a todos pelos anos em que trabalhei convosco.
Steve'
SOL/AP

0 comentários:

Enviar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More