segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Análise à placa de som USB XONAR U3 da Asus


Gentilmente cedido pela Asus, tivemos a oportunidade de testar aquele que é um dos gadgets mais curiosos que por aqui têm passado nos últimos tempos, ou seja, a XONAR U3 que já falamos por AQUIe que é, nem mais nem menos,  uma placa de som, no estilo e no tamanho, tipo pen drive (ligeiramente maior), portátil até ao seu tutano! Se quiserem saber um pouco mais da nossa experiência não hesitem em ler o restante artigo.

Com uma caixa compacta, devido obviamente ao tamanho do equipamento, esta XONAR U3 faz-se acompanhar de um manual de instruções rápido (que incluí o português), um CD de drivers, um cabo de extensão USB e um mini-adaptador.
A conexão e instalação é rápida e limpa pelo que em poucos minutos passamos a desfrutar do som desta pequena maravilha através de um software simples e intuitivo. A verdade é que conseguiu surpreender bastante: não é um sistema de alta fidelidade mas faz a função a que se propõe, apresentando os mínimos de qualidade e altura do volume alcançado. Trata-se de uma pequena maravilha que nos oferece um vasto leque de características que podemos apreciar:
  • Dolby Technologies: Dolby Digital Live/Dolby Headphone/Dolby Virtual Speaker/Dolby Pro-Logic II
  • GX2.5 Gaming Audio Engine
  • Normalizador inteligente de volume
  • Xear 3D Virtual Speaker Shifter
  • Magic Voice
  • Funções de karaoke
  • 10-band Equalizer
  • 27 efeitos de ambiente
  • VocalFX
Quando conectada a U3 mostra alguns leds indicadores de sinais. Por um lado um led vermelho para indicar a linha de porta de saída, por outro podemos encontrar dois leds azuis que nos dizem se temos ou não som e que aparecem directamente na rede das colunas. O dispositivo não possui qualquer botão em si o que leva a uma independência extrema do software para controlos mais estritos, na minha opinião, claro.
Para jogos e filmes, dentro da gama que testei, apesar de ser difícil de descrever o som por palavras digamos que as tecnologias embutidas Headphone Dobly, Logic Pro IIx e Digital Live faziam verdadeira «magia», surpreendendo uma vez mais pela positiva nos resultados obtidos.
Apesar de não existir muito mais a dizer, por se tratar de um gadget de análise e conclusões rápidas, considero no geral a minha experiência com esta placa de som móvel um verdadeiro show em vários sentidos, pois pelo tamanho e pelo preço (aprox. 60 eur) compensa bastante o facto de podermos levar para qualquer lugar um som decente. Filmes e jogos são o ponto forte desta placa que não se fica nada a rir ao meu Bang & Olufsen ICEPower. Se forem adeptos, o meus conselho é: “item a adicionar ao cesto das compras”.
Características técnicas:

0 comentários:

Enviar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More